Arte em Cores Minas transforma Ninho Skate Park em Lagoa Santa com arte urbana coletiva



AeC Minas - Lagoa Santa - Foto Ivan Abreu.


Cinco artistas locais assinam mural inédito que valoriza a identidade cultural da cidade


Após quatro dias de criação coletiva, cinco artistas de Lagoa Santa coloriram o Ninho Skate Park com obras de arte urbana autorais e inéditas. A ação é uma iniciativa do Arte em Cores Minas, que acontece em diversas cidades mineiras, promovendo artistas visuais e transformando espaços urbanos. O projeto é uma realização do Instituto Vivas e Governo do Estado de Minas Gerais, com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.


Cinco artistas locais foram selecionados por meio de chamada pública para integrar a ação: Ana Clara Trópia, Edgar da Conceição Ferreira (Cosmo), Guilherme Lourenço, Jéssica Tôrres de Oliveira (Jé Hãmãgãy) e Pietro Bagnariol (Litos). O grupo trabalhou coletivamente, com a colaboração do artista paraense Lucas Couto e consultoria artística de Davi DMS, grande referência da arte urbana com destaque nacional e internacional. 


Para o artista Guilherme Lourenço, a experiência foi a realização de um sonho: “Meu trabalho costuma acontecer sempre em cadernos ou pinturas pequenas e poder participar de algo assim, trabalhando nessa escala gigantesca, é realmente um sonho. Ainda mais contando com toda a estrutura que o projeto nos ofereceu, a produção super atenciosa não nos deixou faltar nada. Isso que nem mencionei a mentoria do Davi DMS, nos incentivando, aconselhando e nos deixando mais confortáveis para criar", afirma.


O painel coletivo é uma celebração à cidade de Lagoa Santa, destacando suas peculiaridades, sua natureza, diversidade de riquezas e os contextos culturais. A intervenção artística não apenas transformou o espaço urbano, como também estimulou o envolvimento da comunidade, que pôde participar da Oficina de Luminárias Criativas. Na atividade gratuita, os participantes criaram luminárias cheias de personalidade, a partir de materiais recicláveis e objetos esquecidos em casa. 


Gilberto Scarpa, coordenador do projeto, comenta sobre a sensação pós-evento: "É muito bonito ver os artistas trabalhando coletivamente para colorir sua cidade. O envolvimento da comunidade também foi marcante, acompanhando as pinturas e colocando a mão na massa na oficina. Foram quatro dias de muita riqueza criativa e o resultado estampa a cidade, fazendo-nos lembrar do poder da arte e da cultura”.



PRÓXIMOS PASSOS

Depois de passar por Uberaba, Pirapora, Três Marias, Lagoa Santa e Santa Luzia, o Arte em Cores Minas chega a Divinópolis nesta segunda semana de junho. Ao todo, serão selecionados 30 artistas visuais, que além de serem premiados pela participação, contam com suporte em todas as etapas, sendo acompanhados por consultores artísticos e recebendo subsídio financeiro e materiais necessários para seus trabalhos.


A metodologia viabiliza uma experiência de troca, formação e incentivo à geração de emprego e renda. Como encerramento, será realizado um encontro presencial em Belo Horizonte, com convidados especiais, para compartilhar os resultados da iniciativa e promover diálogos sobre a arte contemporânea e sua relação com os espaços públicos.


HISTÓRICO DO PROJETO

O Arte em Cores Minas faz parte do legado do Arte em Cores, iniciativa que já realizou edições em mais de 20 cidades dos estados do Pará e do Maranhão, desde 2020, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet. No ano de 2023, o projeto realizou o Arte em Cores BH, uma edição em Belo Horizonte - MG com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. E, em 2024, teve sua edição em Imperatriz (MA), com o patrocínio do Grupo Mateus, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão.


Ao todo, são mais de 327 painéis produzidos, 23 localidades contempladas e 317 premiações distribuídas, deixando um legado de cultura, identidade e pertencimento por meio da arte urbana e transformando espaços públicos em galerias de arte a céu aberto. As obras são expostas também em plataformas digitais, possibilitando que os trabalhos e seus autores e autoras ganhem ainda mais visibilidade, superando as barreiras geográficas. No caso do Arte em Cores Minas, serão expostas no Instagram @arteemcoresminas.


Por falar em barreiras, em suas várias edições, o Arte em Cores busca promover a equidade de gênero, diminuir as desigualdades de representatividade e promover a inclusão. Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência são disponibilizados conforme demanda dos participantes e nos canais de comunicação com legendas, tradução em Libras, entre outros. 


O Arte em Cores é a experiência viva do poder da arte e da cultura como ferramentas de crescimento social e econômico. Por onde circula, o projeto cria transformações duradouras nos territórios, construindo um futuro mais próspero, criativo e inclusivo - dando asas às imaginações coletivas e individuais. 


O Arte em Cores Minas conta com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, apoio das Prefeituras de Divinópolis, Lagoa Santa, Pirapora, Santa Luzia, Três Marias e Uberaba, e realização do Instituto Vivas e Governo de Minas Gerais - Governo Diferente, Estado Eficiente.


Cemig: a energia da cultura

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo dos seus mais de 70 anos de fundação, a empresa investe e apoia as expressões artísticas existentes no estado, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística e cultural no estado, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro. Os projetos incentivados pela Cemig objetivam chegar nas diferentes regiões do estado, beneficiando um maior número de pessoas e promovendo a democratização do acesso às práticas culturais. Assim, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete e reforça o compromisso e o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a nossa energia.


SERVIÇO

ARTE EM CORES MINAS

Acesse instagram.com/arteemcoresminas

Cronograma de atividades:

Divinópolis - 12 a 15 de junho

Comentários